quarta-feira, 17 de julho de 2013

Vamu cumê por aí?

Hoje nós  iremos comer  em várias regiões do nosso país, vamos tomar o nosso café da manhã como é o costume local.
Preciso avisar que nem sempre tudo é o que parece ser, pois nem todo mundo tem todos os dias uma vasta opção de alimentos para consumir na primeira refeição.
Especialistas afirmam que o café da manhã é a principal refeição, pois é nela que iremos repor todas as energias que serão necessárias para nos manter alimentados e nutridos até a hora do almoço.
Então, Vamu Cumê...

Nossa primeira opção de café da manhã é um cardápio da região norte/nordeste, nele podemos encontrar as delicias que dão forças ao povo da terra para enfrentar um longo dia de trabalho. Banana da terra cozida, Cuscuz de milho ou de tapioca, tapioca com manteiga, canjica de milho, suco de frutas, café com leite, pão e outras delicias são algumas das opções que você pode encontrar nesse café da manhã.
Para aproveitar essa maravilha, quem não mora em nenhuma das duas regiões pode facilmente encontra-las em restaurantes espalhados por seus estados.

No sul do país podemos encontrar uma grande opção de alimentos embutidos, queijos, linguiças, salame, todas as heranças dos descendentes de europeus que moram por lá, frutas e pães variados também estão presentes na mesa do sulista. Para aproveitar essa maravilha, se você não é um nativo da terra, basta somente aproveitar as promoções de passagem aérea e passar um fim de semana em algum estado da região.




Na região sudeste existe algumas variações pois os gostos se diferem bastante de estado para estado, em São Paulo, o café da manhã geralmente é tomado com bastante pressa ou até mesmo numa padaria no caminho do trabalho, então o café do paulistano é composto geralmente por pão, café e leite podendo estes últimos serem substituídos por um suco. No Rio de Janeiro o café da amanhã já pode ser mais "caseiro" com pão, queijo, presunto, bolo, café, leite, suco, fruta, iogurte e em Minas Gerais e no Espirito Santo o café da manhã aparace como na foto acima, principalmente em Minas, pois o tradicional pão de queijo mineiro pode está presente em quase 100% dos lares do estado. ( Exagerei eu sei, mas Mineiro que é mineiro come pão de queijo o tempo todo né)

Ouvir dizer que na região centro-oeste do Brasil se come Pequi com tudo, não sei se é verdade, mas se for imagino que no café da manhã de um bom goiano sempre tenha um bom bolo, frutas variadas, pão, leite, café, suco, queijo e um bom doce em compota, pois são heranças da maravilhosa Cora Coralina.





Não importa se o seu café é composto por um simples pão com manteiga e uma xícara de café com leite, o que importa é o que ele significa para você, para sua região e principalmente para a marca na história gastronômica do local. Por mais que não tenhamos tempo ou dinheiro para apreciar o que é tradicional do local onde vivemos, temos sempre que manter as nossas raízes, pois quem depois saberá sobre nossos costumes se nós não  preservarmos?






Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário