segunda-feira, 15 de julho de 2013

Entrevista

A entrevista de hoje é com o Professor e Instrutor de Gastronomia Uelcimar Cerqueira, graduado em Administração com Habilitação em Hotelaria e pós graduado em Docência do Ensino Superior e em Gestão da Segurança de Alimentos, o professor Uelcimar Cerqueira além de ministrar aulas da disciplina de Gastronomia Brasileira no Centro Universitário Jorge Amado também tem em seu vasto curriculum algumas aulas e cursos ministrados não só em território nacional como também em outro país.
Com isso, nós aqui do vamu cumê não poderíamos perder a oportunidade de iniciar nossa sessão de entrevistas com essa personalidade.

1ª  Professor qual a sua expectativa em relação ao mercado gastronômico na Bahia?

R. Será preciso muita atenção dos nossos governantes para com os projetos de revitalização de nossa cidade, mais ainda a manutenção após as conclusões. Temos uma gama enorme de atrativos mal cuidados que fazem parte e estão diretamente ligados com a nossa cultura gastronômica, e propiciará mais oportunidades com um turismo fortalecido.

2ª Qual o ingrediente você considera o "alimento" legítimo do Brasil?

R. Para legitimar qualquer insumo é preciso que o mesmo esteja diretamente ligado com a cultura em todos os sentidos da população brasileira, é preciso que o mesmo represente em sua forma natural ou através de seus subprodutos, nos lares da família brasileira, portanto a resposta é uma só: Aipim, Macaxeira, Puba, Polvilho Doce ou Azedo, Tapioca, Tucupi, Maniva- integralmente "Mandioca".

3ª Como você avalia o setor gastronômico de Salvador? ( estrutura, avanços tecnológicos, salários)

R. Pode-se afirmar que mudanças significativas com a valorização da profissão vêm ajudando a dar esperanças de melhora, mas, o nosso mercado ainda precisa de mais investimentos, os donos de estabelecimento tem que  melhorar as condições de trabalho.

4ª Você considera que a capital baiana está preparada para receber a copa do mundo em 2014? Com relação ao setor da gastronomia e hospitalidade.

R. Muitos trabalhos estão sendo feitos pela iniciativa privada e governamental, projetos de capacitação temos aos montes em andamento, mas minha preocupação é o que será feito depois da copa!

5ª Qual prato você considera o Símbolo da Bahia?

R. Por sua importância cultural que conta a história do nosso povo, reverencia a nossa influência africana, berço da humanidade, o "Acará de Comer"- Acarajé.

6ª Como você ver a inovação e a utilização das técnicas da cozinha molecular nos pratos típicos da Bahia?

R. Há de se ter cuidado, pois não estamos apenas falando de tecnologia, modernidade, inovação e criatividade, a alimentação de um povo reflete a sua história, sua existência e essas "brincadeiras", inovação podem apagar em logo prazo a nossa memória. Não sou contra, vejo com bons olhos o interesse da nova geração pela gastronomia e pense que se pode aumentar ainda a valorização do profissional. Mas é preciso ter cuidado.

7ª Como você avalia os cursos de graduação em gastronomia que são oferecidos na capital baiana? Existe algum comparativo com os cursos oferecidos em outros estados?

R.O curso de gastronomia de modo geral para beirar a perfeição demanda muito investimento e a realidade econômica das pessoas interessadas em fazer este curso é baixa. Temos ainda a dificuldade de mão de obra qualificada para a execução das aulas práticas, contudo é preciso que os estudantes não se acomodem e fique esperando apenas das instituições, pois, por melhor-ou pior- que seja o curso, o aprendizado, crescimento, a profissionalização é responsabilidade pessoal.


8ª O mercado baiano está preparado para receber e oferecer emprego para tantos profissionais que estão sendo formados nas universidades?


R. Eu me pergunto se os novos profissionais estão se preparando devidamente para enfrentar o mercado. Os coreanos tem como utensílio uma peneira de palha como as nossas, mas que tem grande simbologia para eles. Com essa peneira eles separam do arroz- seu alimento principal- da areia e das pedras, separa o bom do mau. É preciso ter espirito empreendedor e não achar apenas que tem que ter um emprego formal.






Uelcimar Cerqueira dos Santos
uelcimar.blogspot.com










Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário