domingo, 14 de julho de 2013

Vamu cumê por aí?

Vamu cumê no Rio de Janeiro?
A culinária carioca é uma grande mistura de pratos de todas as regiões do Brasil, porém vemos nos pratos principais da cidade grandes expoentes da culinária portuguesa.
Não é por acaso que a gastronomia carioca tem grande laços com a culinária de Portugal, os laços históricos dos dois países deixaram marcas em todos os aspectos, tanto na arquitetura, língua, cultura e também na comida. São os doces as maiores heranças que as  portuguesas nos deixou.
Então, vamos aos principais pratos da "Cidade Maravilhosa".



Bacalhau à Gomes de Sá



Prato típico do Norte de Portugal, criado pelo cozinheiro José Luis Gomes de Sá, o qual deu o  seu próprio nome ao prato.
Feito com bacalhau em lascas, azeite de oliva, batata, cebola, folhas de louro, ovos cozidos, salsa, alho e azeitonas pretas.





Filé Oswaldo Aranha



Prato criado no Restaurante Cosmopolita, nos anos 30 e 40 para homenagear o diplomata brasileiro Oswaldo Aranha.
Feito com o filé mignon ou contra filé, selado, acompanhado de farofa de arroz






Manjubinha Frita



Peixe Manjubinha, temperada com alho,sal, pimenta, suco de limão, empanada com farinha de trigo e amido de milho, frita em óleo de soja, prato servido geralmente nos botecos.









Picadinho Carioca



Geralmente carne de alcatra cortada em cubos, temperada com alho, sal, cebola, tomate, pimentão, folha de louro, salsa e pimenta do reino, servido acompanhado com farofa de manteiga e arroz.









Rabada Carioca


Rabada de boi, temperada com alho, cebola, pimenta, sal, tomate, algumas são acompanhas com cenoura ou outros legumes como o agrião.








Sopa Leão Veloso


Sopa criada no inicio do século no restaurante Rio Minho, o escritor Pedro Leão Veloso criou o prato inspirado na Bouillabaisse.
Feita com camarão, mexilhão, peixe, alho, buquet garni, cheiro verde, tomate, pimenta, carne de siri e  carne de lagosta.





 Toucinho do Céu



Prato típico português feito com leite, leite de coco, coco ralado, açúcar, farinha de trigo e amido de milho.









Por Clara Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário