sexta-feira, 28 de junho de 2013

Alimento Funcional

Definimos como Alimento Funcional todo alimento natural ou enriquecido com vitaminas, minerais, dietéticos, culturas bacterianas, ômega 3, carboidratos, fibras ou qualquer outro componente que possa contribuir para a manutenção da saúde e diminuir os riscos de doenças.
O azeite de oliva é um representante deste grupo de alimentos, importante fonte de gordura monoinsaturada que ajuda a reduzir os índices de colesterol LDL e previne as doenças cardiovasculares. O azeite de oliva é uma grande fonte de vitamina E, A, D e K, que protege contra o câncer, é rico em antioxidantes o que ajuda a retardar o envelhecimento celular.
Além de garantir ao alimento um aroma e sabor inconfundível, o azeite ajuda no funcionamento do estômago, pâncreas, no trânsito intestinal, estimula a absorção do cálcio e minerais, acelera as funções metabólicas e tem efeito protetor e tônico da epiderme. Porém, para manter todas as propriedades do azeite não devemos super aquecer-lo, pois esse super aquecimento transforma o azeite em gordura saturada e faz com que ele perca todas as suas propriedades. O ideal é consumir o azeite "cru", em saladas, compotas, finalizações e decorações de pratos, garantindo assim a absorção total do produto. Na hora de comprar, escolha sempre o azeite que tiver a data de fabricação mais nova, assim você garante que está comprando um produto novo, mantenha-o guardado em local fresco, longe de luz e se puder armazena-lo em um recipiente escuro para garantir que ele não terá contato com a luz.
Abaixo temos um vídeo demonstrando como é o processo de extração do azeite de oliva, vale muito a pena conferir.







Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário