domingo, 9 de junho de 2013

A copa do mundo é nossa!

Definitivamente nunca se falou tanto sobre uma copa do mundo como nos últimos tempos. Porém, não é só de futebol que vive a copa, com ela vem os turistas, os investimentos em infraestrutura, lazer, cultura... Para fazer a copa acontecer é preciso muito mais que bola na rede.
Como o tema está super em alta, resolvemos dar uma ajuda aos turistas que virão para a Bahia assistir aos jogos.
A Bahia é um estado rico em cultura e história e parte disso está na culinária, mas o que fazer para entender o que está comendo em meio a pratos com nomes tão diferentes? Então, vamos ao " Pequeno Dicionário da Comida Baiana".
Parte 1:


Vatapá: "Creme" feito com farinha de trigo ou pão ou farinha de mandioca ou ainda a massa do feijão fradinho, mais azeite de dendê, amendoim, castanha, gengibre, coentro, cebola, alho e camarão.


Moqueca de Peixe: Um "ensopado" feito com peixe de diversos tipos, azeite de dendê, leite de coco, cebola, tomate, coentro e camarão. Algumas podem levar pimenta também.

 Acarajé: Bolinho feito com a massa do feijão fradinho, temperada com sal, cebola e alho ralados, frito no azeite de dendê.

Abará: "Bolo" feito com a massa do feijão fradinho, temperado com cebola e alho ralados, camarão, azeite de dendê, amendoim, castanha, gengibre, coentro e sal.

Caruru: Quiabo cortado em cubos, cozido com azeite de dendê, temperado com gengibre, cebola, coentro, alho, amendoim, castanha, camarão e sal.

 Efó: Folha de "língua de vaca" cozida, temperada com tomate, cebola, coentro, camarão, azeite de dendê.


Feijão de Leite: Feijão cozido, batido no liquidificador com leite de coco, sal, coentro e em alguns casos pode levar açúcar.




Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário