segunda-feira, 24 de março de 2014

Sabor, Saúde e Beleza!

E aí, todos prontos para o inicio da nossa saga em busca da beleza através dos alimentos?

Hoje vamos falar dos alimentos que são importantes para ter uma pele saudável.
É uma história velha e chata, mas a água é um dos principais itens para ter uma pele sempre saudável, por esse motivo é muito importante o seu consumo de pelo menos 2 litros diariamente. Pois na água encontramos a fonte ideal para hidratar as células do nosso corpo e assim evitar  o aparecimento de rugas, além também de ajudar a eliminar as toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce. 


Se você é como eu e tem muitos problemas para conseguir beber água durante o dia, vou compartilhar algumas dicas para facilitar esse consumo.

A água aromatizada é uma boa opção, para isso você pode acrescentar a sua água rodelas de laranja, limão, limão siciliano, carambola cortada, anis estrelado, canela em pau, raspas de tangerina, folhas de menta, ramos de alecrim, amoras, morangos, ou qualquer outra coisa que você goste muito do sabor.
Ou você também pode fazer cubos de gelo com pedaços de frutas e ervas, assim você economiza tempo também.



Outros alimentos que são importantes para a beleza da nossa pele são os alimentos ricos em antioxidantes, que auxilia na inativação ou redução dos danos causados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e inúmeras doenças associadas. Alguns alimentos são conhecidos por possuírem alto poder antioxidante, como:


• Frutas e vegetais amarelo-alaranjadas, fontes de carotenóides. Ex.: damascos, melão, manga e mamão; 

• Frutas cítricas e vegetais folhosos verde-escuros, ricos em vitamina C. Ex.: acerola, laranja, limão, kiwi, brócolis, couve-manteiga, escarola;

• Frutas e sementes oleaginosas, as quais são fontes de vitamina E, selênio e ácidos graxos essenciais. Ex.: castanhas, nozes, linhaça, macadâmia;

• Frutas vermelhas, pelo conteúdo de flavonoides. Ex.: açaí, ameixa seca, mirtilo, amora, framboesa.

• Ainda, dentre os alimentos com grande potencial antioxidante, encontram-se o chá verde, o cacau, o curry, o tomate, peixes e feijões
A utilização de ervas, especiarias e condimentos podem contribuir para reduzir a ingestão do sal de cozinha. Este consumo excessivo relaciona-se ao aumento da retenção de líquidos e edema, e contribui com a fisiopatologia da lipodistrofia ginóide (celulite). Muitas ervas, especiarias e condimentos apresentam quantidades consideráveis de substâncias com efeito laxativo, diurético, antiinflamatório e antimicrobiano, como salsa, alecrim, manjericão, orégano, gengibre, alho, açafrão, dentre outros. Estas são amplamente utilizadas frescas, secas ou congeladas para realçar o sabor de carnes, molhos, cereais, pães e saladas, assim como no preparo de sucos e azeites aromáticos.

Como ficou muito grande esse post vou continuar ele no próximo.


Neste post eu tive a gentil colaboração de algumas colegas estudantes de Nutrição, beijos e muito obrigada meninas!


Não percam os próximos capítulos.



Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário