segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A copa do mundo é nossa!

Estamos de volta com o nosso guia prático para nossos amigos que não conhecem muito da cultura gastronômica da Bahia.
Hoje vamos falar sobre a pimenta, existem vários tipos desse tempero muito famoso em toda parte do mundo, americana, branca, cambuci, chili, cumari, dedo de moça, habanero, jalapeno, malagueta, da jamaica, de bode, de cheiro, do reino, do reino verde, tabasco, caiena, rosa e a mais forte do mundo a Bhut Jolokia. Seja lá qual for a pimenta, é muito comum a utilização de pelo menos um tipo em algumas preparações tipicas daqui da Bahia.



Existem pessoas que tem alergia ou intolerância alimentar à pimenta, algo que não é muito comum, porém se não for avaliado e principalmente respeitado os limites os sintomas podem se agravar e a pessoa pode vir a óbito, então, é sempre bom respeitar os seus limites e não subestimar nenhum alimento, por mais "bobo" que ele possa parecer. #FicaaDica
Aqui na Bahia é muito comum a utilização da expressão " É QUENTE?!", usamos essa pergunta para saber se tal comida a pessoa deseja com ou sem pimenta. Muitas pessoas desavisadas já caíram na ideia de responder que desejava quente ingenuamente achando que apenas se travava da temperatura do alimento, e quando comeu literalmente se deu mal.
A famosa pimenta das baianas de acarajé tem toda uma tradição e praticamente cada baiana tem a sua receita secreta, minha avó era baiana de acarajé e o molho de pimenta que ela fazia era a sensação do prato, feito com camarão e pimenta seca, azeite de dendê, cebola e sal, era um sucesso.

Segundo alguns especialistas a pimenta pode ajudar no tratamento de diversas doenças e por suas propriedades ela ainda é antienvelhecimento.
Então se você gosta de pimenta já tem mais um motivo para comer e se você não gosta sempre vale a pena repensar os conceitos quando o assunto é culinária.






























Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário