quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Carnaval

E aí meu povo mais festeiro do mundo, tudo beleza?
Eu assim como muitas pessoas no mundo não curto o carnaval, mas sei que existem muitas pessoas que esperam o ano todo por esses dias, então pensando em vocês eu resolvi multiplicar as mais diversas opiniões sobre o que deve comer para aproveitar a folia do carnaval.


Se você mesmo não indo para festa alguma deseja saber um pouco mais com essas dicas eu vou dividir com vocês também, pois isso vale para todos nós, foliões ou não. Vamos lá!



Antes de qualquer coisa uma boa noite de sono é fundamental para a manutenção da saúde. Especialistas comprovaram que durante o sono nosso corpo libera substâncias que são de suma importância para o nosso organismo. Substâncias como a Melatonina que é responsável pela sonolência é liberada como inicio da noite,  o Cortisol que é o hormônio do estresse é diminuído durante o nosso sono, tudo isso proporciona um grande alívio ao corpo e ele precisa disso.
Então, para aproveitar muito bem a vida, antes, durante e depois do carnaval, é necessário uma boa noite de sono.
Outra coisa muito importante é a alimentação, isso é regra para todos os dias do ano, tente fazer no mínimo 1 refeição a cada 3 horas, pois isso mantém a taxa de glicose regulada e o metabolismo ativo. Então, depois do café da manhã é sempre importante fazer um pequeno lanche 3 horas depois, seguindo essa mesma ordem depois do almoço e jantar.


Além disso a hidratação é fundamental para o nosso corpo, devida a nossa intensa necessidade de líquidos, devido a grande perda deste durante o processo normal do nosso corpo, é fundamental que durante esses dias de festa aumente a quantidade de líquidos ingeridos durante o dia, pois perdemos água através do suor, processo respiratório, urina, fezes, e quanto maior for a temperatura e o stress que colocamos o nosso corpo, maior quantidade de líquido ele irá perder.


Então é fundamental que aumente o consumo de líquidos, isso pode ser através de sucos, água de coco, água, isotônico, mas vale ressaltar que a bebida alcoólica não entra nesse grupo de hidratação, pois ela desidrata o corpo, pois o organismo necessita de uma maior quantidade de água para filtrar  o álcool do corpo e isso ninguém lembra de beber.





  • Evite comer carnes e lanches gordurosos 
  • Não fique sem comer para emagrecer
  • Leve barras de cereais para comer nos lanches
  • Não coma em lugares sem higiene adequada
  • Se ingerir bebida alcoólica, intercale bebendo água







E para completar, segue um cardápio sugerido pelo Blog Alimentese.

para o Café da manhã
- Frutas picadas (banana, mamão, morango, por exemplo) com iogurte natural desnatado ou iogurte de frutas light + 2 torradas integrais com requeijão light + 1 copo de leite de soja natural ou com sabor (de acordo com sua preferência);
ou
- Sanduíche: pão de fôrma integral, queijo branco e peito de peru defumado ou blanquet + 1 copo de suco natural de fruta (laranja, melancia, maracujá, acerola);
ou
- Vitamina de leite desnatado + banana picada congelada + maçã e aveia e 3 biscoitos de água e sal ou de leite (sem recheios).
para o Almoço ou Jantar
Peixe grelhado ou assado com batatinhas cozidas ou assadas e brócolis e cenoura no vapor;
- Arroz integral com frango cozido ou grelhado e saladas de alface com cebola, palmito e beterraba;
- Macarrão ao sugo + bife grelhado+ saladas diversas (tomate, acelga, pepino japonês).
para os Lanches dos intervalos
Barras de cereais, ou granola (3/4 de xícara de chá);
- Frutas (maçã, banana, melão, melancia) ou frutas desidratadas (uva passas, maçã);
- Sucos naturais, água de coco, mate com suco de limão .






Por Clara Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário